Dia do Oceanógrafo
No dia 8 de junho, Dia Internacional dos Oceanos, também comemora-se o Dia do Oceanógrafo. A escolha da data comemorativa é recente, foi definida em 2005 por meio de concurso nacional organizado pela AOCEANO (Associação Brasileira de Oceanografia) onde estudantes e profissionais, associados ou não à entidade, puderam escolher e justificar a sua escolha em votação aberta e democrática via internet.
Em todos os 13 cursos de graduação em Oceanografia do país – Rio Grande (FURG), Rio de Janeiro (UERJ), Itajaí (Univali), Santos (Unimonte), Vitória (UFES), Belém (UFPA), São Paulo (USP), Salvador (UFBA), Pontal do Paraná (UFPR), Florianópolis (UFSC), Fortaleza (UFC), Recife (UFPE) e São Luis (UFMA), confira os endereços em http://bit.ly/itu08j – alguma atividade alusiva à data foi realizada
Muitas datas, com justificativas contundentes como 11 de junho, dia de nascimento do oceanógrafo Jacques Cousteau, 23 de dezembro, data em que, no século 17 o Navio HMS Challenger zarpou da Inglaterra rumo ao primeiro cruzeiro oceanográfico, viagem considerada como a de nascimento das ciências oceanográficas, ou 18 de outubro, dia de nascimento do almirante Paulo Moreira, nome respeitado nos assuntos das ciências do mar, também foram sugeridos.
A principal justificativa de quem votou no dia 8 de junho como o Dia do Oceanógrafo, mesma da do Dia Internacional dos Oceanos, é a de que os oceanos são os locais de trabalho dos oceanógrafos. “Nada melhor para o Dia do Oceanógrafo como a data de comemoração daquilo que estudamos e protegemos”, justificou o oceanógrafo Carlos Eduardo Peres Teixeira, associado da AOCEANO e graduado na USP.
COMUNICAR É VIVER
muitas pessoas nem sabem que temos dia do oceanógrafo e isso é muito importante todos saberem por ser importante a nossa qualidade de vida.
ResponderExcluir