segunda-feira, 25 de junho de 2012

MÚSICA

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE ORQUESTRAS SINFÔNICA, FILARMÔNICA E ORQUESTRA DE CÂMARA


Orquestra Cordas

Você já ouviu falar deles, mas saberia diferenciar os principais tipos de orquestra? 

Antes de tudo, vamos entender um pouco o que é uma Orquestra. 

A Orquestra é um grupo de instrumentistas formado para executar qualquer gênero musical. A origem da palavra é grega: "orkestra" significava "lugar destinado à dança". Antigamente, os espetáculos eram encenados em anfiteatros (arenas ovais rodeadas de degraus a céu aberto) e "orquestra" era o espaço situado logo à frente da área principal do palco, ocupado pelo coro e pelas danças. Ficavam ali também os instrumentistas. O espaço entre o palco e o público, onde ficavam os instrumentistas, também era chamado de orquestra. Daí o sentido da palavra evoluiu ao que hoje conhecemos. 

Antes de iniciar uma apresentação, a orquestra afina os instrumentos na nota "lá" do oboé ou no "lá" do violino do spalla, que é o último instrumentista a entrar no palco, antes da entrada do maestro. 

Orquestra de CamaraOrquestra Sinfônica é mantida pelo Estado. Seus integrantes são recrutados através de concurso público. É composta, normalmente, por aproximadamente 50 a 100 instrumentistas, que se dividem basicamente em cinco classes de instrumentos: Cordas (Harpas, Violinos, Contrabaixo, Violas, Violoncelos), Madeiras (Clarinete, Flautas, Corne - Inglês, Oboés),  Metais ( Trompas, Trompetes, Trombones, Tubas) , Percussão ( Triângulo, Caixas, Pratos, Carrilhão, Bombo)  e Teclas ( Piano, Órgão ). 

Orquestra Filarmônica levava esse nome porque era mantida por entidades particulares, mas hoje este conceito tem mudado. Atualmente, existem poucas diferenças entre as orquestras sinfônica e filarmônica. Ambas possuem, aproximadamente, o mesmo numero de integrantes e se apresentam em eventos parecidos. Para fazer parte de uma orquestra Filarmônica, o candidato é submetido à rigorosas audições, agendadas de acordo com a demanda, promovidas pela própria Orquestra para escolha dos novos integrantes. 
 
 
Orquestra de Câmara, como o nome já diz, é formada para tocar em pequenos espaços.  A formação mais comum possui violinos (primeiro e segundo violinos), violas, violoncelos e contrabaixos, uma ou duas flautas, dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes, duas trompas, trompetes e tímpanos. Além da orquestra, a música de câmara pode ser executada por duetos (Piano e outro acompanhamento: flauta, violino, cello, voz), trios (Piano, violino e cello), quartetos (dois violinos, viola, cello), quintetos (Piano e combinação de quartetos) e sextetos (dois violinos, duas violas, dois cellos). 


COMUNICAR É VIVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!