terça-feira, 14 de agosto de 2012

INFORMAÇÃO

               Densitometria óssea 


A osteoporose constitui-se de uma das mais sérias anormalidades associadas à meia idade ou idade avançada. Estapatologia é caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea (DMO), além da deterioração na microarquitetura do tecido ósseo, aumentando o risco de fratura. Estudos têm demonstrado uma expressiva perda de massa óssea trabecular na coluna vertebral (5% a 20%) em mulheres submetidas a cirurgia (ooferectomia) ou na menopausa. A cada ano, acima de 1,5 milhões de americanos sofrem fraturas relacionadas à OSTEOPOROSE, com um custo que excede 13 bilhões de dólares.
Com o avanço de técnicas não invasivas a osteoporose pode agora ser diagnosticada precocemente, com a possibilidade de um pronto tratamento ser estabelecido. Além disto, a capacidade de avaliar qualquer parte do esqueleto, ou mesmo do corpo inteiro, com grande precisão e acurácia, permite uma excelente avaliação da DMO com conseqüente predição do risco de fratura.
A análise de densidade mineral óssea em todas as suas variáveis foi alcançada pelo sistema DXA (Dual X-Ray absorptiometry), e as medidas podem ser efetuadas na coluna lombar, colo do fêmur, antebraço e corpo inteiro.
Os sofisticados softwares das unidades DXA permitem ao médico identificar a densidade mineral óssea em diferentes combinações de osso trabecular e cortical com notável precisão.
A S.O.S. SCAN adquiriu um moderno equipamento de DENSITOMETRIA ÓSSEA de última geração, o sistema DXA – LUNAR – DPX – IQ, com softwares para realização de exames de corpo inteiro, coluna lombar, fêmur proximal e antebraço.

Osteoporose
A osteoporose é uma doença que leva ao enfraquecimento dos ossos, tornando-os vulneráveis aos pequenos traumas. A osteoporose é assintomática, lenta e progressiva. Seu caráter silencioso faz com que, usualmente, não seja diagnosticada até que ocorram as fraturas, principalmente nos ossos do punho, quadril e coluna vertebral.
Estima-se que até o ano 2000 cerca de 15 milhões de brasileiros estarão propensos a desenvolver osteoporose.
Nos Estados Unidos ocorrem anualmente mais de 1.3 milhões de fraturas devido à osteoporose. As fraturas do colo do fêmur são as mais graves, chegando a ser fatais em até 20% dos casos. Esse tipo de fratura resulta num tratamento a longo prazo em metade daqueles que sobrevivem, com custos estimados entre US$ 12.5 e 15 bilhões anuais.
A melhor forma de se evitar a instalação e as complicações resultantes da osteoporose é a prevenção, que pode ser conseguida através:
da identificação de fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença
do diagnóstico precoce do enfraquecimento dos ossos, através da medida da densidade óssea

A estrutura dos ossos
Os ossos são compostos de duas camadas

A camada mais externa e mais dura é chamada de osso cortical, enquanto que a camada interna, mais esponjosa, é chamada de osso trabecular.

O osso trabecular é o tipo mais vulnerável à osteoporose.


Como prevenir a osteoporose
Não há cura para a osteoporose, e isto é trágico. Mas você pode tomar medidas para preveni-la. E o momento é agora. Seus ossos crescem mais quando você é adolescente. Mas aos 20 e 35 anos, você pode tornar seus ossos mais densos. É quando ocorre o pico da formação óssea nas pessoas em geral. É a sua grande chance de desenvolver em seu esqueleto reservas ósseas que vão ser muito importantes no futuro.
Tomar sol adequadamente ajuda na formação da vitamina D, que é fundamental para manter o cálcio nos ossos, e mantê-los fortes. Procure tomar sol entre 7:00 e 10:00 horas da manhã, e após as 4:00 horas da tarde.
Adotar alimentação rica em cálcio. O leite é o alimento natural com a maior quantidade de cálcio. Devemos beber quando crianças pelo menos três copos de leite por dia. O queijo e outros derivados do leite são também muito ricos em cálcio e podem substituir o leite.
Faça atividade física moderadamente sempre seguindo conselho médico.
Exercícios físicos ajudam a fixar o cálcio aos ossos, tornando-os mais fortes e com maior densidade mineral.
Procure seu médico para que ele analise a necessidade de realizar uma Densitometria Óssea de sua coluna e fêmur, locais onde se pode verificar precocemente e com maior precisão se você tem ou não osteoporose e, se for necessário, realizar um tratamento específico. 

COMUNICAR É VIVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!