segunda-feira, 25 de junho de 2012

ETIQUETA


                                     Etiqueta à mesa


Todo mundo adora variar o cardápio e a melhor forma de fazer isso são as idas a restaurantes. No entanto, esse tipo de passeio pode gerar algumas dúvidas naqueles que não tem esse hábito. A série Etiqueta Anállia te dá dicas de como se comportar nesse tipo de ocasião, seja você a convidada ou a anfitriã.
A dúvida principal que costuma assolar a mente das mulheres em especial é: o que vestir? O ideal é perguntar a quem está convidando, ou até mesmo dar uma ligadinha no restaurante, para perguntar como é o ambiente e, principalmente, se há algum tipo de restrição. De qualquer forma, as peças coringas são as incluídas no estilo esporte, para almoços informais, e passeio para almoços e jantares em restaurantes mais sofisticados.
Etiqueta à mesaExistem, também, algumas regras que não devem ser quebradas em nome do bom senso. Evitar perfumes muito fortes é uma delas, já que pode incomodar as pessoas ao seu redor em um ambiente fechado. Em relação ao jantar em si, é bom evitar roupas com muitos babados, mangas estilo morcego ou com punhos muito grandes, tanto porque o risco de se sujar aumenta, quanto porque pode começar a derrubar as coisas que estiverem sobre a mesa, como talheres, por exemplo.
Que toda mulher gosta de se sentir sexy não é novidade, mas em almoços com a família é bom evitar o visual “vestida para matar”. Shorts curtinhos e tops também devem ser evitados, a não ser que esteja em um resort ou restaurante à beira mar.
Sobre a escolha do local é bom saber que quem convida, paga. Está implícito, então, antes de decidir para onde irá levar o pessoal, considere até quanto pode gastar e opte por um local que esteja dentro de seus limites. Dividir a conta só é uma opção se você estiver apenas organizando o pessoal ou tiver sido combinado no momento do convite.
Vale ressaltar que é aconselhável explicitar suas restrições em relação a algumas comidas, como alergia a frutos do mar, ser vegetariano, etc. Isso pode poupar um certo constrangimento por parte do anfitrião no momento de fazer os pedidos.
Por mais educada que você seja, nunca, em hipótese alguma, aperte a mão do maitrê ou de qualquer membro da equipe do restaurante. Além disso, tente não chamar os garçons por “psiu” e “oi!”, prefira o básico “por favor, garçom”.
No caso dos pratos não chegarem todos juntos, espere que todos estejam servidos antes de começar a comer, afinal, ninguém gosta de ser observado enquanto se alimenta. De qualquer forma, se surgirem dúvidas durante a refeição, não perca a pose! Observe o que os outros estão fazendo, copie, aproveite as companhias que escolheu e bom apetite!

COMUNICAR É VIVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!