Dia Internacional do Diabético
No dia Internacional do Diabético, 27 de junho, vale lembrar sobre a importância do controle de um plano alimentar para uma vida saudável. O mau controle do diabetes é a principal causa de insuficiência renal em todo mundo.
As pessoas com diabetes devem ser alertadas para o risco que sua condição representa para seus rins”, diz o Dr. William M. Bennett, presidente da Sociedade Americana de Nefrologia. “Detectar a doença no rim e tratar a hipertensão o quanto antes, são essenciais para os diabéticos”.
Veja a seguir alguns pontos básicos que devem ser lembrados sobre diabetes e os rins:
- Falências graves dos rins podem ocorrer em aproximadamente um terço das pessoas com diabetes.
- Como a diabetes pode afetar os vasos sanguíneos do corpo, ela pode provocar danos permanentes aos rins. O primeiro sinal de problema renal é a presença de albumina na urina.
- A presença de dano renal e o nível da função renal (TFG) indicam a insuficiência renal crônica.
- Problemas renais precoces causados por diabetes podem ser detectados por um exame sensível a uma micro quantidade de albumina na urina (microalbuminuria). Um exame de sangue de creatinina pode ser utilizado para estimar a TFG, o que pode dizer muito sobre a função renal do paciente.
- Manter a pressão sanguínea adequada com a ajuda de bloqueadores dos receptores da angiotensina e inibidores da eca é a forma mais eficiente de retardar a perda da função renal.
- A redução na quantidade de sal na dieta pode ser necessária no caso de problema renal, inchaço do corpo ou pressão sanguínea alta.
- Outros fatores podem causar problemas renais e afetar a função renal. Eles são: o bloqueio do fluxo de urina, infecções do trato urinário e determinados medicamentos (especialmente anti-inflamatórios e analgésicos).
- O inchaço do tornozelo e das pernas (edema), o uso mais frequente do banheiro à noite, a pressão sanguínea alta e uma redução na quantidade de insulina necessária para controlar a diabetes podem ser sinais de problema renal.
- Se a insuficiência renal crônica piorar e levar à falência renal, essa situação pode ser tratada por transplante de rim, hemodiálise ou diálise peritonial. O tipo de tratamento é escolhido para cada paciente, dependendo da saúde geral, estilo de vida e preferência pessoal. O plano de tratamento pode utilizar cada uma dessas formas de terapia alternadamente.
- A dieta diabética é uma parte muito importante do tratamento de todos os pacientes com diabetes, mesmo que não sofram de insuficiência renal crônica.
comunicar é viver
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!