quarta-feira, 6 de junho de 2012

MÚSICA: GRANDES NOMES DO JAZZ

   

                Biografia de Benny Goodman


Dos anos 30 ao começo dos 40, só se ouvia jazz nas rádios americanas; os jovens dançavam entusiasticamente ao som das big bands, em casas com capacidade para milhares de pessoas. A era do swing enlouquecia a América, e Benny Goodman era o "bandleader" mais popular. 

Filho de imigrantes russos, ele foi um dos primeiros clarinetistas de jazz com formação clássica. Depois de passar por algumas big bands, formou a sua em 34. Ela logo se transformou em uma usina de hits: em duas décadas, teve 164 músicas nas paradas. "Sing, Sing, Sing", "Blue Skies", "King Porter Stomp", "Moonglow", "Sometimes I'm Happy" e "Bugle Call Rag" foram apenas algumas. 

Em 35, ele deu uma guinada, iniciando uma carreira paralela à frente de pequenos grupos extraídos da orquestra: a princípio, um trio com o pianista Teddy Wilson e o baterista Gene Krupa; depois um quarteto e um sexteto. Vêm daí suas melhores gravações, como "Body and Soul" e "Soft Winds". 

Em 50 foi lançada a gravação de um histórico concerto realizado em 38 no Carnegie Hall. Esse foi o LP mais vendido do jazz até então. 

Mesmo o advento do rock n'roll, que jogou a pá de cal na era do swing (já enfraquecida pelo bebop) não impediu que ele continuasse com a big band, excursionando pelo mundo até o final dos anos 70. Em 13 de junho de 86, Goodman morreu de ataque cardíaco em Nova York
COMUNICAR É VIVER
"porque você merece respeito"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!