
Determinados períodos da vida exigem uma dose extra de pique e resistência. Muitos alimentos podem fazer o papel de baterias novinhas em folha. Confira a seguir a dieta que vai dar aquela energia!
A rotina profissional exige que você cumpra compromissos de manhã, à tarde e à noite? Seu professor de ginástica pensa que você tem o fôlego do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e puxa pelos exercícios na academia? Você tem um filho que começou a andar e não pára quieto nem um minuto? Sua filha adolescente tem festa todo final de semana, obrigando-o a buscá-la altas horas da madrugada? Ufa! Haja energia para seguir esse ritmo alucinado da vida moderna. Mas saiba que o que você põe à mesa pode ajudá-lo a ganhar mais pique e resistência. Com a ajuda da nutricionista Denise Schirch (SP), do Grupo Fasano, que organiza a alimentação dos campeões da Fórmula 1 durante a temporada brasileira, Viva Saúde apresenta boas dicas e aquele menu básico para manter a energia em alta.
Um dos itens principais do cardápio deve ser o carboidrato, pois ele é absorvido lentamente pelo organismo e, assim, transforma-se em combustível. Além disso, atua diretamente no humor, ajudando o cérebro a regular o bem-estar, o que também dá o maior ânimo. Outros alimentos que devem fazer parte da dieta são os estimulantes, como café, gengibre e especiarias. Tudo isso em um total de 1.800 calorias diárias, como nas sugestões apresentadas a seguir. "Com menos você pode perder o pique, pois o corpo seria obrigado a economizar energia", explica a nutricionista.
![]() | ||
Recarregue as baterias logo ao acordar. Ou seja, invista em um café da manhã reforçado. Você vai ficar no maior pique para trabalhar, estudar ou fazer esportes. Hidratação é fundamental. Beba de dois a três litros de água por dia para hidratar o corpo e limpar o organismo de toxinas. Chá gelado, sucos e até a água que vai em uma sopa contam no total a ser ingerido. Uma dica: beba líquidos durante todo o tempo e não de uma vez só, para usufruir dos benefícios e não dilatar o estômago. Substâncias estimulantes, como a cafeína, aceleram o sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta. Porém, não exagere para não parecer um zumbi. Quatro xícaras de 50 ml é uma boa medida. Alguns temperos e especiarias - como a canela, o gengibre, a noz-moscada e a pimenta - por serem estimulantes do sistema circulatório podem ajudar a ter mais disposição. Experimente uma pitadinha! Um cacho de uvas auxilia o organismo a funcionar bem, deixando você com a corda toda. Com propriedades laxativas e diuréticas, essas frutas estimulam as funções do fígado. Também são verdadeiras 'amigas do peito': ricas em salicilatos (mesma substância presente na aspirina), auxiliam no combate às doenças do coração. Por fim, têm quercetina, um pigmento que regula o colesterol e reduz a coagulação no sangue. É importante ingerir proteína todos os dias. A sugestão da nutricionista Denise Schirch é saborear esse nutriente de uma forma diferente. Por exemplo: kani, ricota esfarelada na salada, cubos de chester grelhado com vegetais, carpaccio de carne ou atum conservado em água. O suco de cupuaçu, feito com a polpa fresca ou congelada, é rico em vitamina C e em proteínas. Outra característica importante: é superleve. Portanto, trata-se de uma maneira fantástica de ingerir a dose diária de vitamina C para deixar o organismo mais resistente. Quando você transpira, o corpo perde ferro, potássio, magnésio e cálcio. Comendo um ou dois kiwis você recupera tudo isso, sem falar que essa fruta tem mais vitamina C por grama que a laranja e mais vitamina E que o abacate (e sem a gordura). COMUNICAR É VIVER | ![]() | |
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!