sábado, 27 de julho de 2013

Significado de JMJ

JMJ significa Jornada Mundial da Juventude e consiste em um encontro de pessoas católicas, particularmente de jovens, provenientes do mundo inteiro. Durante uma semana são realizados diferentes eventos organizados pela Igreja Católica em uma cidade escolhida para celebrar a jornada.
No ano de 2013, a Jornada Mundial da Juventude será realizada na cidade do Rio de Janeiro, sob o tema: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações!"(conforme Mateus 28:19)
Os diversos eventos que acontecem no período da jornada incluem: catequeses, missas, palestras, adorações, momentos de oração, momentos musicais, entre outros.
A Jornada Mundial da Juventude foi instituída pelo Papa João Paulo II no ano de 1985, sendo que a primeira jornada aconteceu em Roma, Itália, com o seguinte tema: "Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês"(conforme 1 Pedro 3: 15).
As edições em nível internacional aconteceram em:
1986 - Roma, Itália
1987 - Buenos Aires, Argentina
1989 - Santiago de Compostela, Espanha
1991 - Częstochowa, Polônia
1993 - Denver, Estados Unidos
1995 - Manila, Filipinas
1997 - Paris, França
2000 - Roma, Itália
2002 - Toronto, Canadá
2005 - Colônia, Alemanha
2008 - Sydney, Austrália
2011 - Madri, Espanha
2013- Brasil, Rio de Janeiro

Significado da Cruz da jornada da Juventude

A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. 
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento
  comunicar é viver


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!